domingo, 12 de agosto de 2012

75 Anos, Uma História - Adelino Valente


Nome?
Adelino Valente

Naturalidade?
Portuguesa (Coimbra)

Data de nascimento?
07/11/1972

Durante quantas épocas representou a Académica?
1982-1996

Em que função?
Atleta

Qual a época que mais o marcou?
Muitas. Uma delas a de 91/92 em que a Académica poderia ter sido campeã nacional. Outra a de 87/88 em que subimos para a primeira divisão, era eu juvenil, não falhava um jogo. Assisti em Aveiro ao jogo da subida. Pavilhão cheio com muitos adeptos da Académica entre os quais a nossa Mancha Negra. Foi do outro mundo…

Um momento inesquecível?
Muitos. Um dos bons momentos foi a vitória sobre o ABC por 23-16, em coimbra, na época de 92/93. Naquela altura não era qualquer equipa que ganhava ao ABC.

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:
- Um/a atleta?
Vários, muitos…. Mas não posso deixar de referir:
-Vitor Lemos, na altura que veio para Coimbra, era dos únicos jogadores, a jogar em Portugal, que fazia roscas rápidas. Foi com ele que aprendi a aperfeiçoar este movimento.
-Eduardo Remelhe, mais conhecido por Mestre Remelhe, pela sua maneira de estar, atitude e postura.
-Luben Pitzov, foi sem duvida, na altura em que jogou na Académica, o melhor guarda redes a jogar em Portugal. Este Grande Senhor do Andebol Mundial tinha qualquer coisa que nunca vi nenhum guarda redes ter… acabei por lhe chamar ‘dom’… um ‘dom especial’ que só ele tinha. Naquela altura valia por meia equipa. Muitos jogos ganhámos devido às suas belas exibições… muito difícil marcar golos a este Senhor.

- Um/a treinador/a?
Tantos… Mas não me esqueço do meu primeiro Treinador, Joaquim Tavares Carvalho ‘Xiquinho’. Os primeiros passos são sempre os mais importantes e na altura, com 10 anos, foi também graças a ele que, entre outras coisas, ganhei um gosto especial pelo desporto rei… O Andebol.
Outro treinador que nunca esquecerei foi o Ivan Sopalovic, o melhor treinador que tive e um dos melhores pivots que passou por Portugal naquela época.

- Um/a dirigente?
Em relação aos dirigentes, prefiro referir o massagista/enfermeiro Jerónimo, sempre bem disposto e sempre com ‘saídas’ excelentes. Aliás, uma das suas ‘obras de arte’ era imitar o Prof. António Mota.

- Um/a presidente?
Relativamente aos presidentes… não me posso esquecer nunca… dessa grande dupla de presidentes… Meirim e Vitor ‘Bomba’ uma dupla de roupeiros como não há memória…

5 comentários:

  1. Ainda me recordo do teu 1º treino, bem como de vires para o treino à boleia com o Xico na sua Diane!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela Diane era uma máquina infernal.... Poderia muito bem ter partecipado num qualquer rally de Portugal...

      Eliminar
  2. Foi por tua causa que saí do Santa Clara e fui para a Académica! Conheço melhor que ninguém a tua passagem para os séniores com apenas 16 anitos... E ainda te lembras que no pavilhão novo, hoje OAF, íamos pôr música durante os jogos e no intervalo com vinis que levávamos de casa? Bons tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando era eu a fazer isso no Universitário, nem vinis usavamos, era mesmo a famosa K7.

      Eliminar