segunda-feira, 17 de setembro de 2012

75 anos, Uma História - João Pato



Nome? 
João Pato

Naturalidade? 
Portuguesa

Data de nascimento? 
20-07-1988

Durante quantas épocas representou a Académica? Quais?
Não sei ao certo mas creio que tenha sido desde 2002 até 2006, comecei a jogar depois de umas férias desportivas onde comecei aprender e a conhecer o que era o andebol, o 'Xuxa' e o Peri eram os instrutores e foram eles que me cativaram e me incentivaram a fazer parte da grande família que é o andebol da académica.
Comecei como iniciado, na altura era a professora Helena a treinadora e tive a grande sorte de desde início ter feito parte de um grande grupo de atletas e amigos que mais tarde viriam a ser a meu ver umas das gerações de ouro do andebol deste clube.

Em que função?
Joguei como atleta até a data referida. Mesmo depois de ter abandonado o andebol de uma maneira mais activa, fiquei sempre ligado aos amigos, às pessoas que deste clube que tão bem me trataram. Durante o meu tempo universitário fiquei completamente desligado do andebol visto que a cidade onde me encontrava a jogar não tinha escalão para jogar. Já depois de ter acabado o meu percurso universitário regressei a Coimbra onde voltei a restabelecer contacto com antigos colegas e novos membros da direcção que me ajudaram a manter a par da actualidade do clube. Desde o meu regresso que tenho então continuado a treinar e ajudar a direcção naquilo que precisasse e que me fosse possível. Tenho muito carinho por este clube e pelas pessoas que aqui trabalham e como tal sempre que posso disponibilizo-me  para ajudar.

Qual a época que mais o marcou? Porquê?
 2004 sem dúvida. Foi o ano em que a equipa juvenil na qual jogava subiu de divisão e nos deu acesso a competição mais importante. Fomos promovidos para a 1ª divisão do campeonato nacional o que nos abriu as portas a jogar nos anos seguintes com os grandes de Portugal.

Um momento inesquecível?

Dos poucos anos que representei a Académica vivi muitos momentos inesquecíveis, felizmente a equipa na qual jogava estava a disputar as principais competições nacionais e dada essa posição todos os jogos eram vividos intensamente.
Generalizando aqui um pouco a minha resposta eu diria que a época 2004/2005 foi sem dúvida inesquecível.

Indique as pessoas, que na sua opinião mais se destacaram na Secção:

Um/a atleta?
Gil Duarte para mim foi e continua a ser uma das minhas referências da Académica, todos os anos que joguei pela Académica fomos sempre colegas na mesma equipa/escalão. o Gil era o pilar da equipa, capitão e para além de excelente jogador, sempre foi um bom amigo, um colega precocupado com tudo e todos, muito responsável, sem dúvida um bom líder de equipa. Um grande abraço para ti Gil.

Um/a treinador/a?

Mais que um treinador até, para mim Ricardo Sousa será sempre o meu treinador. Ele era o 'pai' daquela equipa juvenil. Ensinou muito de andebol, sempre muito dedicado e interessado, mantinha-se a par de tudo o que se passava dentro e fora de campo e sempre muito preocupado com os todos os membros da equipa, tratou todos por igual tirando o melhor de cada um. Para além disso o Sousa é para mim uma lição de vida, tenho muito orgulho nele pela pessoa que é e só lhe tenho agradecer tudo o que fez por mim, por nós e pela Académica.

Sousa uma grande bem-haja e muito obrigado por tudo ; )

Um/a Presidente/Dirigente?

Por mais curioso que seja a direcção com que mais me identifiquei e mantive contacto foi já a recente direcção que actualmente se mantém na Académica. Trabalhei com pessoas da qual admirei os valores que trouxeram para este grande emblema e dos projectos aliciantes que queriam por em pratica. Com eles fiquei mais sensível à actual situação do andebol e das grande dificuldades que a modalidade ultrapassa e daí a minha decisão em ajudar no que fosse possível e apoiar no que estivesse ao meu alcance.
   Sei que gerir um clube nesta modalidade não é futuro para ninguém, e especialmente nas circunstâncias em que a Académica se encontra, por isso é de dar valor às pessoas que dispõe do seu tempo para o andebol.
   Apesar das grandes dificuldades é de louvar o trabalho destas. Os meu parabéns ao António Sousa e ao Marcos Alves.


Antes de terminar, quero só deixar um grande abraço para todos aqueles que foram meus colegas e para todos aqueles que apoiam o andebol da Académica e continuam a dar vida a esta grande modalidade desportiva.

Que o Andebol da Académica viva por muitos mais anos, que venham mais sucessos e desafios e que para quem lá esteja tenha força e vontade de os enfrentar, a todos um grande abraço do vosso amigo. João Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário