domingo, 30 de maio de 2010

Juvenis Femininos: Prémio Assiduidade


Como forma de incentivar as novas atletas da recem-formada equipa de Juvenis Femininos e de felicitar as mais empenhadas, a direcção da Secção de Andebol da Académica decidiu conferir mensalmente um Prémio Assiduidade à atleta com mais presenças em treino. Prémio esse cuja atribuição se iniciou em Fevereiro e que, a partir de agora, passaremos a divulgar aqui no nosso blog, no final de cada mês.


Para já deixamo-vos as quatro vencedoras dos meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio.


FEVEREIROInês Tejo

MARÇO
Sara Silva

ABRIL

Margarida Inácio

MAIOLuisa de Castro


Mariana Moura

Resultados do Fim de Semana


Seniores Masculinos
ACADÉMICA 33 - 24 Batalha AC
Juvenis Masculinos
ACADÉMICA 30 - 30 Cister SA

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Captação de Atletas 2010/2011


A Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra iniciou hoje os trabalhos de Captação de Atletas para a próxima época 2010/2011, com uma corrida às escolas do 1ºciclo de Antanhol, Valongo, Assafarge e Palheira.
Além do trabalho lúdico junto das crianças, nesta primeira fase, a Secção de Andebol vai ainda participar na Feira do Livro na Escola da Palheira nos dias 3, 4 e 5 de Junho, onde vai ter um espaço inteiramente dedicado à nossa modalidade e que desde já convidamos todos a visitar.

A ACADÉMICA apresenta agora um projecto estruturado no campo do andebol, com muitos atletas, treinadores e apoiantes envolvidos e estratégias indicadas e pensadas para cada idade que vai sendo trabalhada. Tudo isto com vista à construção de uma escola de andebol de qualidade e que ajude a fomentar a modalidade na cidade de Coimbra.

Mariana Moura


terça-feira, 25 de maio de 2010

Juvenis Femininos: Torneio Cidade de Portalegre



GA Portalegre 15 - 9 AACoimbra

AACoimbra 1 - 17 CM Crato


A equipa de Juvenis Femininos da Académica deslocou-se este Domingo a Portalegre onde disputou o torneio da cidade organizado pelo Ginásio Andebol de Portalegre. A equipa de Coimbra realizou dois jogos, contra o GAP, equipa organizadora, e Cruz de Malta do Crato.

No primeiro jogo as conimbricenses defrontaram o GA Portalegre, equipa que já conheciam, perdendo por 15-9. Derrota esta que foi fruto de alguns nervos e falta de concentração. A Académica apresentou uma defesa coesa, com alguma agressividade, mas no ataque revelava falta de objectividade e perspicácia, permitindo que a defesa contrária conseguisse manter a sua organização e controlasse sempre o resultado. No entanto, é de salientar a evolução no que toca a atitude em campo, mostrando-se mais maduras enquanto jogadoras.

No jogo seguinte, a jovem equipa da Briosa mediu forças com a forte equipa da Cruz de Malta do Crato, uma equipa mais organizada e com jogadoras mais experientes das quais se destacaram as duas laterais (uma delas considerada a melhor jogadora do torneio). O resultado acabou por ser algo desnivelado mas a equipa de Coimbra mostrou sempre uma atitude positiva e de entrega ao jogo.

De realçar que a guarda-redes academista Renata Martinho recebeu o prémio de melhor guarda-redes do torneio.



Seniores masculinos: Vitória do carácter e da persistência


Tondela AC 33 - 34 AACoimbra

Foi daqueles jogos em que os argumentos técnicos terão estado um pouco desaparecidos e onde foi preciso apelar à capacidade de sacrifício para que a tarefa fosse cumprida com êxito. E assim foi. Perante um aguerrido adversário sentimos enormes dificuldades, sobretudo no início do jogo e no segundo tempo, de pouco valendo a vantagem de cinco golos que chegámos a deter. De qualquer modo, louve-se o carácter e a persistência dos meus atletas que, mesmo perante tantas adversidades - a arbitragem tolerou muitas situações inadmissíveis -, nunca desistiram e conseguiram arrancar uma vitória suada, mas muito preciosa (33-34). Em Tondela mantivemo-nos invictos na Fase de Apuramento e estabelecemos o melhor registo da época: oito triunfos consecutivos.
Numa altura em que faltam apenas duas partidas para o epílogo da competição, basta-nos um empate para assegurar o 1.º lugar da referida competição. Por tudo isto, só tenho de parabenizar os atletas, pois numa fase em que, provavelmente, a motivação podia faltar tem sido simplesmente fantástica a atitude.

Ricardo Sousa


domingo, 23 de maio de 2010

Resultados do Fim de Semana


Seniores Masculinos
Tondela AC 33 - 34 ACADÉMICA
Juvenis Femininos
GAPortalegre 15 - 9 ACADÉMICA
ACADÉMICA 1 - 17 CM Crato

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Seniores masculinos: Boa exibição, bom resultado



AACoimbra 40 - 24 ABC Nelas

Depois de um jogo menos conseguido há duas semanas, voltámos a estar perto do nosso nível diante do ABC Nelas. É um facto que o adversário não tem os mesmos argumentos que o 1.º Maio, mas a verdade é que, exceptuando a primeira dezena de minutos, soubemos funcionar em equipa, destacando-se a boa prestação defensiva e a óptima dinâmica no contra-ataque e nos ataques rápidos, que nos permitiu, muitas vezes, ter situações de 3x0. Foi, por isso, sem espanto que atingimos o intervalo a vencer por nove golos de diferença (21-12). No segundo tempo tivemos o mérito de não facilitar e mantivemos o mesmo ritmo, conseguindo dilatar a vantagem no resultado e alcançar mesmo os 40 golos. Foi também importante ver que a equipa não sentiu muito as várias alterações de jogadores ao longo do desafio, encontrando sempre boas soluções para os problemas que apareciam pela frente.
Com este resultado, além de continuarmos na liderança isolada da Fase de Apuramento, conseguimos igualar o melhor registo da temporada: sete vitórias consecutivas.
Parabéns aos atletas!

Ricardo Sousa




Juvenis Masculinos: Dois jogos com a mesma atitude mas resultados diferentes



SIR 1ºMaio 32 - 21 ACADÉMICA


No jogo realizado na Marinha Grande, as dificuldades foram muitas. O SIR 1º de Maio apresentou uma defesa 3x2x1 sendo assim necessário muito trabalho sem bola e uma rápida recuperação defensiva para contrariar o forte contra-ataque adversário. Ao intervalo perdíamos por 2 e a equipa jogava bem e o equilíbrio era uma constante. Na 2ª parte a intensidade do jogo manteve-se muito elevada e isso foi prejudicial para a Académica. A equipa não conseguiu contrariar esse ritmo tão bem como na 1ª parte, levando, a que nos 10 minutos finais, a eficácia dos remates aos 6 metros diminuísse e agravada por algumas perdas de bola que a equipa adversária aproveitou da melhor forma para aumentar a vantagem com rápidos contra-ataques. De salientar ainda no jogo a fraca qualidade da arbitragem, que sem dúvida, foi a pior equipa das três em campo.



ACADÉMICA 27 - 23 ND Amador Pombal


No penúltimo jogo da época, em casa, a equipa soube ter a mesma atitude que tem mantido ao longo da época e tirou o proveito disso. Sabíamos que os três pontos eram importantes pois em caso de vitória não ficaríamos nos 3 últimos lugares do grupo e já tínhamos perdido em Pombal. Não foi um jogo fácil, bem pelo contrário, e a prova disso é que nenhuma das equipas conseguiu ter, ao longo do jogo, uma vantagem superior a 3 golos. São duas equipas muito idênticas no seu estilo de jogo e nos seus pontos fortes, por isso o equilíbrio foi uma constante até ao fim do jogo. Nos minutos finais a Académica conseguiu controlar o jogo e as emoções, reagindo bem à pressão com uma maturidade invulgar, não errando assim nos momentos cruciais. No dia 30 de Maio, os juvenis masculinos recebem o Cister no seu último jogo da época, desta vez no Pavilhão Multiusos pelas 15 horas.


Ivo Mendes

domingo, 16 de maio de 2010

Resultados do Fim de Semana


Seniores Masculinos

ACADÉMICA 40 - 24 ABC Nelas
Juvenis Masculinos
ACADÉMICA 27 - 24 ND Amador Pombal


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Seniores Femininos: Fim da Taça de Portugal com uma atitude positiva



CJ Almeida Garrett 34 - 22 ACADÉMICA



A equipa Senior Feminina da Académica terminou a sua participação na Taça de Portugal de Seniores Femininos em Gaia, frente ao Almeida Garrett.

A equipa de Coimbra entrou bem no jogo, adiantando-se no marcador nos minutos iniciais conseguindo uma vantagem de 2 golos. A primeira parte registou algum equilíbrio durante cerca de 20 minutos, altura em que a maior experiência da equipa do Garrett deu os seus frutos, com uma defesa coesa e um contra-ataque muito forte, virtudes que permitiram à equipa de Gaia chegar ao intervalo com uma vantagem de 6 golos.

Na segunda parte o Garrett geriu o encontro e o marcador, pese embora as estudantes tenham sempre mantido uma atitude muito positiva e combativa para se manterem no jogo. O resultado ficou fixado em 34-22 a favor da equipa da casa.


Miguel Catarino



terça-feira, 11 de maio de 2010

Resultados do Fim de Semana


Seniores Femininos
CJ Almeida Garret 34 - 22 ACADÉMICA
Juvenis Masculinos
SIR 1º Maio 32 - 21 ACADÉMICA


terça-feira, 4 de maio de 2010

Seniores Masculinos: Resultado melhor que exibição


AACoimbra 32 - 31 SIR 1ºMaio


Foi a exibição menos conseguida da nossa equipa na Fase de Apuramento. É verdade que ganhámos, mas a nossa prestação foi muito abaixo daquilo que somos capazes de fazer. Estivemos quase sempre a perder, exceptuando em alguns momentos do primeiro tempo, fruto não só do mérito do adversário, mas sobretudo porque defensivamente estivemos muito desconcentrados e ofensivamente optámos poucas vezes pelas melhores soluções.

É inquestionável que a juntar a tudo isto houve uma arbitragem muito infeliz e que, de algum modo, enervou a nossa equipa, bem como o cansaço de alguns atletas que durante a semana participaram nos nacionais universitários, mas isso não justifica tudo.

Há dua coisas positivas que retiro deste jogo: os últimos doze minutos em que, finalmente, conseguimos estar mais próximos do nosso real valor e, claro está, o triunfo (o sexto consecutivo), que nos permite manter o 1.º lugar.


Ricardo Sousa