quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inscrições para Época 2010/2011


A próxima época está a chegar e a Secção de ANDEBOL da Académica já a prepara com cuidado!

Aproveitamos para informar todos os atletas Seniores Femininos e Masculinos, que as inscrições têm de estar prontas até dia 30 de Julho e sendo assim têm de ser apresentados uma fotocópia do BI e Cartão de Contribuinte, fotografia e um Atestado Médico-Desportivo. Aos restantes actuais atletas, convém ficar tudo pronto antes do mês de Agosto, logo, apresentem os mesmos documentos até ao final de Julho.

A todas as pessoas que estejam interessadas em fazer parte do ANDEBOL da Associação Académica de Coimbra, dos 5 aos 50, aqui vos deixamos os nossos contactos para que possam deixar-nos os vossos dados:

Morada: Rua Padre António Vieira, nº1, Edifício AAC, 4ºandar - Secção de Andebol
Telefone: Elísio Sousa - 919742788
                  Rui Baltazar - 913328484 / 926904112
E-mail: aacandebol@gmail.com
Outros: HI5
              FACEBOOK

domingo, 27 de junho de 2010

À Conversa Com: Os Capitães

Esta semana, o capitão dos Juvenis Masculinos, Nuno Viseu, esclarece qual o futuro desta equipa da formação academista.



Terminada esta época para os Juvenis Masculinos, qual o balanço que faz destes meses de competição? Foram cumpridos os objectivos?
Acabada a época o balanço que faço desta é positivo, e após ter discutido esta questão com a equipa posso afirmar que os meus colegas partilham esta mesma opinião. Os objectivos que a equipa traçou durante a pré-época consistiam em obter bons resultados durante toda a época (apesar de não aspirar passar à segunda fase do campeonato), desenvolver a qualidade técnica dos jogadores a nível individual e a nível colectivo e finalmente melhorar o, já existente, sentido de grupo e de apoio colectivo dentro da equipa, quer dentro quer fora do campo. Qualquer um destes objectivos foi cumprido. De facto, muitos elementos do grupo sentiram uma certa admiração pela maneira como estes objectivos foram superados, excedendo até as expectativas existentes no início da competição.
Os membros desta equipa foram sentindo um agradável sentimento de realização pessoal e colectiva ao longo da época e, agora acabada, olham para trás com orgulho.

Em termos de grupo, quais os aspectos positivos e negativos que mais marcaram esta época desportiva?
Esta época foi marcada negativamente pelo seu mau início. Não por resultados desfavoráveis, mas pelas dificuldades que a equipa sentiu nos primeiros jogos pela falta de atletas. Esta situação não só desmotivou a equipa, como fez despertar um sentimento de revolta no plantel. Fez o grupo sentir-se prejudicado sem o merecer, pois apesar de todo o esforço e vontade que demonstrava nos jogos, acabou por sofrer duas derrotas consecutivas pela diferença de um golo em jogos em que a equipa se viu forçada a jogar 60 minutos com apenas 6 jogadores. A frustração era imensa ao pensar na tamanha disputa dos jogos em que, apesar do equilíbrio entre a exibição das equipas, o resultado final não nos foi favorável. Mais tarde, quando este problema foi remediado (e não resolvido pois durante toda a época a equipa dispôs de um número limitado de atletas nos treinos e nos jogos) a equipa acabou por descobrir qualidade, pois nunca desistiu nos momentos difíceis referidos, fazendo bons jogos quando nada parecia estar a favor. Esta luta fez os atletas e os treinadores perceber que tinham qualidade necessária para obter bons resultados e cumprir os objectivos traçados anteriormente. E é neste espírito de persistência que encontro um evidente aspecto positivo desta época. Penso que há uma lição que pode ser retirada desta situação. Esta equipa que não dispõe de jogadores fora de série nem de uma equipa técnica incrível acabou por servir de exemplo para outras que possam encontrar situações difíceis no presente e no futuro.
Para terminar, qual o futuro da equipa de Juvenis Masculinos? 

Há muitas alterações confirmadas no plantel da equipa de juvenis masculinos, visto que a maioria dos seus atletas vão subir de escalão. Os poucos juvenis que restam acompanharão os seus colegas mais velhos nesta subida de escalão. Assim, a actual equipa juvenil passará a constituir a futura equipa júnior, juntamente com os restantes juniores que não subirão de escalão e que decidam continuar. No entanto, alguns atletas da actual equipa de juvenis já confirmaram a sua saída por motivos académicos. Também a equipa técnica terá de ser reformulada, pois ambos os treinadores (Ivo Mendes e André Moura Pereira) que a equipa teve a seu dispor durante esta época não vão estar disponíveis para permanecer ao serviço desta equipa. Apesar das mudanças que se avizinham, os atletas continuam com vontade de praticar esta modalidade que amam com a camisola da académica durante mais um ano.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

ANDEBOL (NO) FEMININO


ACADÉMICA participa na 1ªDivisão

A Académica vai participar na próxima época no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina. Nesta temporada, as estudantes não participaram na prova uma vez que o clube não tinha escalões de formação, contentando-se em participar na Taça de Portugal.

Para a época 2010/2011 a Secção de ANDEBOL vai ter uma equipa de Juvenis Femininos e está em equação a criação de uma de iniciadas. Na coordenação vai estar António Sousa, que se encontrava no Gil Eanes.

No comando técnico vai permanecer Miguel Catarino e vai ter à sua disposição as seguintes atletas:
Vanessa Mota, 
Sofia Martinho, 
Ana Campo Maior, 
Catarina Carvalho, 
Mariana Moura, 
Susana Trilho, 
Inês Vieira, 
Mariana Duarte, 
Agostinha Tavares, 
Maria João Pereira, 
Filipa Araújo, 
Joana Gante, 
Patrícia Ferreira,
Teresa Martins, 
Mafalda Costa (ex-Jobra) e
Débora Marques (ex-S.Bernardo).

A AAC procura ainda mais uma guarda-redes. Os treinos vão ter início na primeira semana de Setembro.

Cid Ramos in Diário de Coimbra

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Torneio Queima das Fitas - Arsenal de Canelas leva para casa o 1ºlugar


No passado Sábado, dia 20 de Junho, realizou-se o Torneio Queima das Fitas 2010, organizado pela Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra. Este ano o torneio dirigiu-se exclusivamente ao escalão de Juvenis Femininos, contando com a presença da equipa da casa, Cruz de Malta do Crato e Arsenal de Canelas. O Torneio foi disputado no sistema de todos-contra-todos, tendo sido realizados três jogos durante o dia. Num dia em que o pavilhão chegou a acolher cerca de 50 espectadores, o vencedor do Torneio foi, sem surpresa, o Arsenal de Canelas, que nos jogos que disputou apresentou um bom ritmo competitivo e um estilo de jogo que dificilmente conseguiria ser contrariado pelas restantes equipas em competição.



O primeiro jogo do opôs a equipa da Académica à equipa do Crato. O resultado foi de 9-3 a favor da equipa do Crato.
No segundo jogo do dia, o primeiro da equipa do Arsenal de Canelas, a equipa da região de Aveiro levou de vencida a equipa do Crato por uns expressivos 27-11.
No jogo da tarde, a equipa do Arsenal de Canelas deixou expressa a sua superioridade e selou a vitória no torneio ao vencer a equipa da Académica por 30-7.

Miguel Catarino


domingo, 20 de junho de 2010

À Conversa Com: Os Capitães

Esta semana Mariana Moura, faz o balanço de uma época algo atribuladada para a equipa de Seniores Femininos da Académica.


Terminada esta época para as Seniores Femininas, qual o balanço que faz destes meses de competição? Foram cumpridos os objectivos?
Devido a enumeros imprevistos ocorridos este ano, os objectivos da equipa ficaram muito aquém daquilo que se  poderia esperar de uma equipa reformulada e com alguma qualidade (na minha opinião). Por isso os objectivos passaram muito por preparar terreno para a época que se avizinha e que esperamos que nos traga muitas alegrias.

Em termos de grupo, quais os aspectos positivos e negativos que mais marcaram esta época desportiva?

Esta foi uma época em tudo complicada. Em 1ºlugar fomos excluídas do Campeonato Nacional por falta de escalões de formação, ficando apensas "autorizadas" a participar na Taça de Portugal. Em 2º lugar tivemos duas atletas importantes a estudar fora do país. E por fim, chegamos à Taça de Portugal sem o mínimo de ritmo competitivo, o que se reflectiu muito em campo. Além dos aspectos competitivos, tivemos o acidente do nosso colega André Moura Pereira, que acabou por abalar toda a gente.
O que sempre foi, e continua a ser, a nossa grande arma e que tenho de apontar como aspecto positivo, é o espírito de grupo e garra dentro e fora de campo.

Para terminar, qual o futuro da equipa de Seniores Femininos? 
De futuro a equipa vai à partida participar na 1ªDivisão de Seniores Femininos, com o grupo deste ano, à excepção da Joana Barbosa por motivos profissionais, e vão regressar as atletas Ana Campo Maior e Sofia Martinho (que estavam fora do país por razões académicas). Além disso estão confirmados os reforços da Débora Marques e Mafalda Costa.

 

sábado, 19 de junho de 2010

Captação de Atletas 2010/2011: Escola Inês de Castro


Ocorreu ontem, dia 18 de Junho, na escola Inês de Castro mais uma acção de captação de atletas da Secção de ANDEBOL da Académica.
Desta vez o plano de actividades passou por, numa primeira fase, se fazer um jogo de demonstração entre atletas da Académica e, numa segunda fase, num jogo que permitiu aos alunos integrar as equipas da primeira parte com a camisola da AAC.


De salientar a grande participação dos actuais atletas da Secção nesta iniciativa, desde Juvenis até Seniores de ambos os sexos, e a forte adesão dos alunos que esperamos que, futuramente, venham a integrar as equipas da Associação Académica de Coimbra.



Torneio Queima das Fitas: Jogos de Seniores Femininos cancelados

Os jogos das Seniores Femininas da edição do Torneio Queima das Fitas 2010 foram cancelados por impossibilidade das inúmeras equipas contactadas. Desta forma, a programação do torneio teve de ser reformulada para as equipas de Juvenis Femininos. Neste escalão, a ACADÉMICA recebe o Arsenal de Canelas e a Cruz de Malta do Crato.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Juvenis Masculinos: Fim de Época com um Empate



ACADÉMICA 30 - 30 Cister SA

No último joga da época, a equipa preocupou-se, mais do que com o resultado final do jogo ou com a equipa adversária, em debater algumas ideias sobre o balanço geral da equipa e com a evolução de cada atleta, comparando os resultados obtidos nesta época com as épocas anteriores.
Em relação ao jogo, sabíamos que não seria fácil até porque íamos jogar contra o 2º classificado do grupo e com a noção de que ambas as equipas tinham o objectivo de acabar a época da melhor maneira, com uma vitória. O equilíbrio foi uma constante ao longo de todo o jogo, em que ambas as equipas defendiam bem tendo existido boas acções individuais e colectivas. Para o último jogo da época, o ritmo até foi bastante elevado e existiram poucas faltas técnicas e muita concentração por parte dos jogadores da Académica de Coimbra.
Num jogo muito competitivo, o resultado final, tal como ao intervalo (14-14), viria a estabelecer um empate (30-30).
Fazendo um balanço geral da época podemos concluir que a classificação e as exibições da equipa foram melhores na 1º Fase de Apuramento do que na 2º Fase Complementar.
No plano geral, a equipa atingiu de uma forma bastante positiva, os objectivos definidos pelo grupo no inicio da época. Para que tal tenha acontecido, foi essencial o apoio incondicional de alguns pais dos atletas que sempre acompanharam a equipa e o trabalho realizado e o tempo dedicado por parte dos Técnicos Filipe Coelho e André Moura Pereira.

Ficam também os agradecimentos pelo apoio e ajuda prestada pelos Técnicos Bruno Leitão e Horácio Poiares e os Dirigentes David Simões, Maria Silva, André Pinheiro e Mariana Moura.

Ivo Mendes


terça-feira, 15 de junho de 2010

Seniores Masculinos: reportagem TVAAC - ACADÉMICA vs Batalha AC

 A TVAAC esteve no jogo dos Seniores Masculinos da Secção de ANDEBOL contra o Batalha AC, penultimo jogo desta fase de manutenção para a 3ªDivisão.




Destaque para André Moura Pereira, que assitiu, pela primeira vez, a este jogo do banco e apresenta rápidas melhoras.

sábado, 12 de junho de 2010

À Conversa Com: Os Capitães

Esta semana À Conversa Com Tiago Carmo, capitão da equipa de Juniores Masculinos, a primeira equipa da Académica a abandonar a competição.

 

Terminada esta época para os Juniores Masculinos, qual o balanço que faz destes meses de competição? Foram cumpridos os objectivos?
Época muito atípica. Começámos a treinar uma semana antes do início do campeonato muito por causa da indefinição de quem seria o treinador, visto que os antigos treinadores (Luís Santana e Miguel Catarino), por motivos de força maior, renunciaram ao cargo. A juntar a esta indefinição aconteceram coisas inesperadas como a ausência de atletas fulcrais na época transacta, a inclusão de novos jogadores que nunca tinham jogado pelo clube e o facto de o número de atletas presentes nos treinos ser, no mínimo, ridículo. Nunca, ao longo de todo o campeonato, conseguimos funcionar como equipa. Apesar de tudo isto, conseguimos um dos objectivos mínimos que foi o de passarmos a primeira fase em 1º lugar do grupo, tendo sido eliminados na 2ª a fase, fase essa em que todos os erros cometidos esta época se fizeram evidenciar.
Em suma, foi uma época para esquecer.

Em termos de grupo, quais os aspectos positivos e negativos que mais marcaram esta época desportiva?   
Um dos aspectos mais positivos desta época foi o espírito de grupo, apesar deste ser pequeno. Os poucos atletas com quem se pôde contar esta época fizeram sempre por merecer o seu lugar na equipa e nos treinos, mesmo indo pouca gente, sempre se esforçaram, mesmo agora que os treinos do nosso escalão já acabaram muitos destes atletas continuam a aparecer nos treinos dos séniores. Daqui se pode depreender o gosto destes jogadores pela modalidade.
Os pontos negativos já os enunciei na pergunta anterior.

Para terminar, qual o futuro da equipa de Juniores Masculinos? 
O futuro deste escalão está muito incerto visto que muitos dos atletas sobem para o escalão de séniores. Apesar deste facto, podemos contar com a subida de escalão de atletas juvenis e da vinda de atletas de fora (jogadores que ao concluirem o 12º ano e, consequentemente, entrarem para a universidade, venham estudar para Coimbra e queiram continuar a praticar andebol). Devido ao último ponto ainda é muito cedo para se saber que reais alterações terão lugar nos escalão de júniores, sendo certas as subidas de escalão de jogadores tais como, Rogério Marques, André Flávio, André Moura Pereira, Elísio António, Patrick Almeida, Diogo Silva, João Alves, Flávio Simões e a minha saída do clube.

Torneio Queima das Fitas


Vai realizar-se no dia 20 de Junho, em Coimbra, no Pavilhão nº3 do Estádio Universitário, mais um Torneio Queima das Fitas de Andebol. Este ano a novidade é que o torneio se "vai falar" inteiramente no feminino, com as equipas de Seniores e Juvenis Femininos da Académica como protagonistas.

Contamos com a sua presença neste domingo!


sexta-feira, 11 de junho de 2010

António Seco

Notícia triste: partiu António Seco, grande referência do andebol conimbricense: jogou na AAC, G.D. Salatinas e F. C. Porto. Treinou em Coimbra a AAC (Foto de campeão da 2ª divisão), Sport Conimbricense, Pedrulhense. As nossas homenagens.

Horácio Poiares


A Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra envia as condolências à família.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Recordar: Captação de Atletas 2009/2010


Numa altura em que a Secção de Andebol da Académica passa por um refreshing dos seus modelos de organização e está decidida a criar uma Escola de Andebol na cidade de Coimbra, vale sempre a pena relembrar um trabalho bem conseguido ,na época passada, no Colégio de Ançã.