quarta-feira, 17 de novembro de 2010

À Conversa Com: Elísio Sousa

A equipa de Juniores Masculinos entrou na Competição Nacional desta época há duas semanas. Em entrevista ao nosso blog Elísio Sousa, que em conjunto com André Moura Pereira formam a dupla de treinadores deste grupo, conta-nos como se tem desenrolado este ínicio de época  e quais as principais dificuldades sentidas até agora.


Quais os objectivos para a presente época?
 Os objectivos para esta época passam por:
- ultrapassar a heterogenia dos atletas e formar uma equipa forte, equilibrada e coesa;
- desenvolvimento das capacidades técnicas, físicas e mentais de cada um dos atletas;
- incutir o espírito de competição nestes atletas, que vêm de escalões de formação;
- ir o mais longe possível na competição inserida.


Considera que o resultado deste fim de semana desmotivou os atletas e dificultou o seu trabalho?
Não, antes pelo contrário! Toda a equipa sabia à partida das qualidades do Sismaria e das dificuldades que íamos encontrar. Infelizmente perdemos mas o espírito de equipa ficou ainda mais forte e todos demonstraram vontade de melhorar e corrigir os erros cometidos. Por outro lado, este jogo mostrou-lhes que existem equipas com um nível competitivo muito elevado, o que também é bom para o seu crescimento como jogadores.

Tem alguns altetas novos e houve uma grande reviravolta no seu plantel, isso revelou-se uma mais valia ou um obstaculo?
Como em tudo, há aspectos positivos e outros menos positivos. Os aspectos menos bons destacam-se pela necessidade de formar uma equipa nova, o que leva a alguma falta de entrosamento e conhecimento da forma de jogar dos jogadores e dos próprios treinadores. Como aspectos positivos destacam-se a grande variedade de opções no plantel – o que aumenta a competitividade interna e nos permite alterar o estilo de jogo da equipa, quando necessário – e a chegada de “sangue fresco” – que vem aumentar a cultura de jogo da equipa.

Quais as principais dificuldades sentidas neste começo de época?
Penso que as principais dificuldades advêm da falta de experiencia dos atletas – temos muitos jogadores no primeiro ano de juniores e alguns ainda são juvenis –, da equipa – como já foi referido na questão anterior – e dos próprios treinadores – que fazem a sua estreia como treinadores principais e não têm nenhum curso de treinador. No entanto acredito que, com o tempo, formaremos uma equipa forte para o futuro.

1 comentário:

  1. Acho que retratou muito bem o momento que a equipa atravessa neste momento. Como referiu ainda é uma equipa em construção, e o principal objectivo (a meu ver) é a evolução, e em todos os treinos é isso que os atletas têm em mente. É de frisar também, que este ano, todos os treinos têm uma grande afluência por parte dos atletas o que contribui para a evolução, anteriormente referida.

    ResponderEliminar