quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Especial ANDEBOL


"É necessária uma urgente promoção do andebol"

Horácio Poiares, um dos mais conceituados técnicos e dirigentes do andebol conimbricense, escalpelizou o actual momento da modalidade em Coimbra, que vive dias difíceis, e traçou o rumo que os responsáveis devem tomar para salver o andebol da crise.




Durante 6 semanas o nosso blog publicará às quintas-feiras parte desta entrevista feita pelo Diário de Coimbra ao treinador mais querido e respeitado por todos os membros do andebol da Académica.


O seu percurso no andebol já tem largos anos. Como aconteceu a entrada na modalidade?
Iniciei o meu contacto com a modalidade em 1964 no Liceu D. João III através das aulas de Educação Física. Nessa época o Professor António Barros dinamizou a modalidade promovendo treinos e jogos com as raparigas do Liceu Infanta D. Maria, com a colaboração da Professora Graciette Barros, facto inédito nessa altura pois os liceus nao eram mistos e esta entrada de alunos do liceu masculino no D. Maria, foi considerada na época, uma grande abertura. Mais uma vez se prova que a escola e o designado Desporto Escolar é, e terá sempre de ser, o principal meio de iniciação ao desporto. No ano seguinte tive como professor de Educação Física Júlio Damas Paiva que também era treinador de andebol na Académica, sendo o principal responsável pela entrada nas equipas juniores da AAC (só havia dois escalões) de uma grande parte dos seus alunos, seguindo muitos deles a modalidade, como foi o meu caso.

Ricardo Busano in Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário